Os jovens estão cada vez mais no centro das atenções. É só perceber como se referiam a eles dizendo: “a juventude é o futuro do país”, e gradativamente se sente a mudança do discurso e o reconhecimento dos jovens como “o presente”. Sim, os jovens são um presente e são o presente!
O Brasil, ao contrário de muitas nações, tem uma grande quantidade de jovens, e estes garantem um rosto vivo e dinâmico, atuante e alegre, isso é uma dádiva. Eles são protagonistas do presente, e quando encontram adultos que o acompanhem em sua vida de fé e os ajudam a tomar decisões, colocam em prática todo o seu potencial.
No século XIX, um padre italiano chamado João Bosco percebeu que os jovens necessitavam mais do que ser amados, precisavam sentir-se amados. A partir disso começou uma experiência de educação e evangelização que perdura até hoje. Também em nossos dias é possível fazer essa experiência de amor, que pode ser sentida através de gestos singelos, como o carinho do Papa com os jovens, ao lançar uma versão do catecismo totalmente voltada para eles, o Youcat.
A alegria do jovem só é verdadeira quando vem do próprio coração de Cristo. Muitas vezes o vazio, que eles sentem e que tentam preencher com tantas coisas fúteis é a falta de fé, de esperança e de paz. E todas essas coisas são alcançadas na vivência diária do ensinamento do filho de Deus: o amor!
Por mais que a vida exija muito, é necessário andar de mãos dadas com Jesus, procurando imitar suas ações no dia-a-dia. Há algum tempo, li uma frase no Facebook, a qual não citava o autor, e dizia o seguinte: “Devemos anunciar o Evangelho o tempo todo, se necessário for, devemos usar palavras”. Os jovens, através da alegria genuína de seguidores de Cristo, devem procurar ser como o fermento, que se mistura à massa e a faz crescer.
Galera! Aproxima-se a Jornada Mundial da Juventude em nosso país. Que rosto jovem a Igreja terá para oferecer? Um rosto de quem é feliz por ser de Cristo ou triste como quem tenta saciar a sede em um poço seco? O que essa Jornada deixará de legado para nossos jovens? Seja você também sinal e portador do amor de Deus a todos, através da sua alegria mais sincera.
Alegremo-nos jovens cristão, pois Deus nos ama e nos quer levar a ser santos como ele! :-)
Fonte: Jovens de Maria - Pedro André Pinto Júnior - Religioso Salesiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário