quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel



   A Igreja celebra em dezembro, dia 6 o dia de São Nicolau, santo muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas. Filho de pais ricos, com profunda vida de oração, Nicolau nasceu no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor e tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.

São Nicolau é conhecido principalmente pelo seu amor para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. Daí que nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.

   Sagrado Bispo de Mira, Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração e carisma de milagres. Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, Nicolau foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa.

   São Nicolau participou do Concilio de Nicéia e entrou no Céu em 324 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegassem ao povo. 

   A história de Papai Noel tem sua origem na figura deste santo que dedicou sua vida em favor dos mais necessitados, deixando como maior herança, a prática do amor e da caridade.
   Ao longo dos anos, a imagem de São Nicolau foi se modificando até chegar a figura do Papai Noel que conhecemos hoje.  As pessoas esqueceram-se sua maravilhosa origem, pois o verdadeiro Papai Noel, diferentemente do que se imagina, não era gordinho nem usava roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho das noites de Natal era alto, esbelto, vestia um tipo de batina branca e mitra, comuns aos bispos da época. 

   É importante destacar que este bom velhinho não dividia as atenções com o verdadeiro sentido da celebração do Natal, que é o nascimento do Menino Jesus, ao contrário, ele mostrava, com suas ações, como devemos preparar nosso coração para bem viver este período tão importante para nós cristãos.

São Nicolau, rogai por nós!
#Bendito Seja Deus!
Fé em Deus sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário